Sobre o Blog

Atenção: Já fomos o www.doseliteraria.com.br  e agora somos www.doseliteraria.com


O blog encerrou suas atividades em julho/2019, porém será mantido online em memória de Eni Miranda e para registro de todas colaboradoras envolvidas no projeto de 2011 a 2019.


Sobre o Blog

O Dose Literária foi criado despretensiosamente em setembro de 2011, a partir de trocas de e-mails entre três amigas paulistanas apaixonadas por livros e literaturas.

Michelle Henriques, Patricia Oliveira e Eni Miranda, cheias de ideias e gostos coincidentes, criaram então um Clube do Livro, em que passaram dos papos virtuais para os encontros pessoais. Um título era escolhido para ser lido em comum, e nos encontros era debatido o Livro em Pauta indicado por uma das três, dentre papos literários e outros mais.

Porém, nem sempre era possível realizar os encontros mensais, mas os assuntos eram tantos que mal dava para deixar para a próxima reunião, foi ai então que surgiu a ideia de criar um blog, para falarem semanalmente sobre livros, dividir leituras, opiniões, indicar títulos, fazer resenhas e etc, a descrição não poderia ser outra “Chá para três. Livros na estante. Gatos e cães a roçar pelas canelas. Muitas ideias, muitos assuntos. Um Clube do Livro. E uma dose diária de literatura.” 

E assim começou essa irmandade, e a necessidade de criar um grupo de e-mails de debate que após alguns meses de vida se fortaleceu quando se juntaram ao grupo, estreitando laços, a mestranda em Letras Emanuela Siqueira de Curitiba-PR, a publicitária Anna Costa de Porto Velho-RO e a jornalista Mara Vanessa de Teresina-PI. Foram ótimos os momentos vividos entre todas, a caixa de entrada lotada de e-mails todos os dias com diversos assuntos e carinho mútuo, o blog repleto de posts que passaram a ser diários, os aniversários comemorados, os encontros e reencontros, amigas-secretas, apoio e a amizade. 

Pensando então numa maneira de nos aproximarmos de mais leitores e de incentivar a leitura presenteando nossos visitantes com livros, a partir de fevereiro de 2012 passamos a fazer sorteios de alguns títulos de nossas próprias estantes e criamos a página de Promoções, que desde então é atualizada mensalmente.

Em meados de 2012, juntaram-se a nós mais duas integrantes, a apaixonada por Graphic Novels e HQ's Janaína Ferreira de Contagem-MG e a graduada em Letras, transcritora e tradutora Gaby Nunes de São Paulo-SP, que contribuíram ainda mais para a essência do Dose Literária, um blog literário mantido por amigas, com conteúdo diferenciado, temas diversificados, de política democrática, em que nos expressamos de forma livre, cada uma a sua maneira, mas todas falando em torno de um mesmo amor em comum, livros e leituras.

A partir de novembro de 2012, surgiu então a necessidade de compartilharmos outros tipos de leituras e firmamos parcerias com algumas editoras, escritores, blogs e sebos, todos eles reunidos na página de Parceiros

Atualmente a nossa união segue firme e fiel aos nossos ideais, juntamente com a colaboração esporádica de nossos amigos, leitores e escritores Claire Scorzi, Daniel Abreu, Fábio Michelete, João Pinheiro, Vagner Reis e outros convidados.
Em maio de 2013 integrou-se ao grupo de autoras a leitora Tamara Costa de Boa Viagem-CE, e em julho deste mesmo ano, a professora e historiadora Maria Valéria de Paudalho-PE veio à fazer parte do time.

Os links de nossas resenhas feitas e publicadas no blog passamos a reunir numa página de Leituras, e uma breve descrição sobre as atuais autoras do blog, você pode conferir na página Autoras.

O nome "Dose Literária" foi escolhido em homenagem aos escritores beats, aos românticos, aos malditos, aos clássicos e contemporâneos, que entre uma dose e outra, seja de café, requintados drinks ou pura vodca, escreveram suas brilhantes obras, e são sempre lidos, lembrados, citados e homenageados por aqui.

Devido ao reconhecimento, o crescimento e amadurecimento do blog ao longo desses 4 anos, tivemos alguns anúncios publicados Na Mídia

Estamos sempre abertas a novas ideias e sugestões, pensando sempre em melhorias e na qualidade do que publicamos, além de aceitarmos parcerias diversas, contribuição de textos, temos também alguns projetos em andamento, portanto, se você pensa como nós e tem gostos em comum, aguardamos o seu Contato com sua proposta e colaboração.

Dose Literária, sua dose diária de literatura.

Foto de Eni Miranda - 05/10/2013.